COAF - Treinamento anual obrigatório - Porto Alegre
Objetivo: capacitar, treinar e retreinar todos os envolvidos, inclusive sócios. Viabilizar conhecimento básico para a formatação do Manual em, PLD/FT
Quando: 10/08/2017
Onde: Porto Alegre - Macro Office - Rua Piauí, 193
Horário - 09:00/13:00
Palestrante(s): Alexandre Fuchs das Neves
Conteúdo | Programa | Detalhes
Público alvo: todos os envolvidos na operação
Novidades:
1. Breves conceitos sobre compliance
2. AVEC : Averiguação Eletrônica de Conformidade
3. Cadastramento e recadastramento das empresas – porte e volume de operações
4. Verificação “em bloco”.
5. Perfil da Pessoa Obrigada no site do COAF –
6. Avaliação da qualidade das informações prestadas.
Ementa:
1. Conceito de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo
2. Crimes antecedentes: ênfase para a sonegação fiscal e formas de identificar
3. Conceito de “pessoa obrigada” – sistema de cooperação compulsória
4. Setores mais usados para lavagem de dinheiro
5. Como o factoring pode ser usado para lavagem de dinheiro – casos práticos
6. Conceito e função do COAF – Conselho de Controle da Atividades Financeiras
6.1 Informações recebidas de diversos setores
6.2 Formação do RIF - Relatório de Inteligência Financeira
7. Compliance – risco de reputação – conceito e comentários
8. Obrigações do setor:
8.1 Cadastro e recadastramento anual no COAF – funções e responsabilidade
8.2 Manual – política em PLD/FT
8.3 Cadastro de clientes e pessoas obrigadas
8.4 Classificação de risco dos clientes e operações
8.5 Controle e fiscalização de terceiros
8.6 Guarda, conservação e expurgo de documentos
8.7 Auditoria e controles
8.8 Prestação de informações: automáticas e suspeitas
9. Conceito de operações suspeitas
10. Forma de prestar as informações – critérios de avaliação do COAF
11. AVEC: Averiguação Eletrônica de Conformidade – supervisão em bloco.
12. Duvidas, debates e encerramento.
Exigência legal: Res. 21/2012, art 2º:
Parágrafo único. A política mencionada no caput deve ser formalizada expressamente, com aprovação pelo detentor de autoridade máxima de gestão, abrangendo, também, procedimentos para:
I - a seleção e o treinamento de empregados;
II - a disseminação do seu conteúdo ao quadro de pessoal por processos institucionalizados de caráter contínuo;
Processo administrativo – questionário para averiguação preliminar:
2.1 Existem procedimentos de seleção e acompanhamento de empregados que contemplem a preocupação com o risco de que o negócio da empresa de factoring seja utilizado para lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo?
Em caso positivo, detalhar:
2.2 Proporciona treinamento aos empregados em Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo?
Em caso positivo, informar a periodicidade, quantidade de empregados treinados e conteúdo programático.
2. Categoria: Funcionários
2.1 Cópia de documentos que demonstrem a participação de empregados em treinamentos sobre Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo.
2.2 Cópia do conteúdo programático dos treinamentos realizados.
Observações:
Associados 1kg de alimento não perecívelNão associados R$ 300,00
Caso não receba o e-mail de confirmação da inscrição em até 24 horas, favor entrar em contato com o SINFACRS (51) 3341-3998
Associado inscrito que se ausentar sem o aviso prévio de 48hs de antecedência, receberá um boleto no valor de R$ 75,00
Estacionamento no local R$ 10,00.
Conheça...

Alexandre Fuchs das Neves
Consultor Jurídico SINFAC RS
Membro do IPLD – Instituto dos Profissionais em Prevenção e Combate a Lavagem de Dinheiro
MBA Direito Civil
Especializando em Direito Digital
Certificado Anticorrupção ABBC
Certificado Compliance I e II ABBC
Docente MBA Negócios de Factoring, Securitização e FIDCs