Informativo On-line

Palestra: Cenário econômico em 2021: o que esperar para a economia brasileira?

O Sindicato das Sociedades de Fomento Comercial – Factoring do Estado do Rio Grande do Sul (SINFAC RS) oportunizou no dia 09 de setembro a palestra sobre “Cenário econômico em 2021: o que esperar para a economia brasileira?”, com o Dr. Carlos Gilbert Conte Filho. Ele é Graduado, Mestre e Doutor em Economia, Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e colaborador da Revista do Sindicato, com artigos de análise econômica.

O Diretor Sindical, Sr. Gilberto Bavaresco, realizou a abertura do encontro, agradeceu a presença do Vice-Presidente Administrativo do SINFAC RS, Sr. Carlos Gilbert Rousselet Conte, e, também, do Vice-Presidente, Sr. Alexander Pinto Bley. Fez uma breve apresentação do tema da palestra e do currículo do palestrante, dando as boas-vindas a ele. Ressaltou que este ano o SINFAC RS está completando 30 anos: “e a cada ano que passa, aumenta ainda mais a nossa responsabilidade e o comprometimento com os nossos empresários do Fomento, Securitizadoras, FIDCs e ESCs. É importante que os senhores tragam sempre pautas propositivas, pois, o desafio é a nossa razão de ser e, com muito prazer, estaremos sempre compartilhando as informações com os nobres parceiros”.

O Vice-presidente, Sr. Conte, também proferiu algumas palavras na abertura do encontro: “uma boa tarde a todos. Alguns faz uns dias que não encontro, a saudade é grande, mas agora no dia 14 de setembro teremos a oportunidade em uma assembleia presencial de estarmos todos juntos. Este ano estamos comemorando os 30 anos da nossa Instituição. Isso muito me orgulha, envaidece, porque participei deste tempo por 27 anos. Agradeço a presença de todos os senhores”.

O palestrante Dr. Conte Filho iniciou a sua explanação agradecendo o convite para falar ao SINFAC RS. Trouxe um panorama do que se viveu durante a pandemia, quais as consequências e os desafios daqui para frente. Ele destacou alguns fatores de incerteza: “inflação e o aumento da taxa Selic; dívida pública aumentou exponencialmente durante a pandemia e culmina com uma crise fiscal; e o cenário político”.

O Dr. Conte Filho, ao responder uma das perguntas que norteou a sua palestra – Quais são os desafios que a gente tem na economia brasileira neste ano e no próximo? –, ponderou que é preciso: “diminuir os ruídos entre os poderes da República, ou seja, diminuir as incertezas; controlar o crescimento da dívida pública, também diminui incertezas; controlar a inflação, Selic x Investimentos; diminuir o índice de desemprego (14,6% da PEA), aumento da demanda = crescimento do PIB”.

O Diretor Bavaresco agradeceu ao palestrante e passou a palavra ao Vice-presidente, Sr. Conte, que disse: “a palestra foi esclarecedora, consegui dirimir as minhas dúvidas, enriqueci os meus conhecimentos. Espero que os nossos participantes também tenham tido esse mesmo tipo de identificação na palestra proferida do nosso Professor Doutor”. Ao agradecer também a presença de todos os 30 inscritos, solicitou que os presentes abrissem as suas câmeras para que a Secretária Executiva do SINFAC RS, Sra. Bruna Ramos, fizesse o registro do evento.

.